terça-feira, 3 de novembro de 2009

Barragem de Mirorós(Bahia) - um problema de todos nós!

"A bacia hidrográfica do Rio Verde localiza-se na porção centro-norte do estado da Bahia, sendo este, tributário da margem direita do Rio São Francisco. No início dos anos 80, o Rio Verde foi represado com a construção da barragem de Mirorós, tendo como finalidade: o abastecimento público da microrregião de Irecê, a irrigação do perímetro irrigado de Mirorós e a perenização do Rio Verde. Com a diminuição da vazão natural do rio, veio à ocorrência de conflitos com irrigantes a jusante da barragem de Mirorós, principalmente os alocados no município de Itaguaçu da Bahia, tendo seu estopim no ano de 1989. Depois de seguidos anos de secas, juntamente com a degradação de toda a bacia hidrográfica, houve uma baixa brusca no volume das águas do rio, impossibilitando a irrigação e conseqüentemente a estagnação da economia da cidade"

(texto retirado da Monografia de Tássio Cunha, Geógrafo)




Este vídeo mostra a realidade da Barragem, onde a estiagem, a poluição, o assoreamento e o uso desordenado da água do Rio Verde provocou em Janeiro de 2009 uma grande baixa no reservatório de água, chegando a menos de 25% de sua capacidade.
E o que temos a ver com isso?
Temos, sim! O dever de proteger!

Faça sua parte!
Divulgue esse vídeo. Provoque a discussão na sua escola, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no ambiente de trabalho enfim, faça esse vídeo, essa mensagen ter eco.

Preserve o Meio Ambiente! (Janara Vieira, Lic. em Computação)

Créditos:
Edição de Vídeo: Janara Vieira
Fotos: Janara Vieira, Reini Cardoso e Tássio Cunha
Projeto de Leitura do 9º Ano -
Idealizadora: Idalina de Sousa Vieira
Músicas: Mirorós (Sacha Arcanjo), Aboio (Sá Grama) e Planeta Àgua (Zé Ramalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário